quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Aproveitamento na cozinha

APROVEITANDO FRUTAS DA ÉPOCA

Em determinados períodos algumas frutas ficam com bons preços e vale aproveitar, armazenando para uso posterior na  forma de suco ou em calda.

ABACAXI
Descasque, retire os "olhinhos", corte em cubinhos, acondicione em saquinhos plásticos (as porções para o preparo de suco) e leve ao freezer ou congelador.
Suco: Leve ao liquidificador a porção congelada, acrescente água, açúcar, hortelã fresca, bata bem, coe e sirva.
O abacaxi congelado pode ser preparado em calda como ingrediente para sobremesas, ser servido com creme ou sorvete: Ferva por 5 minutos 1/2 xícara de água com 1/2 xícara de açúcar, acrescente a porção de abacaxi congelado, quando levantar fervura novamente espere 2 minutos e desligue o fogo mantendo a panela tampada até esfriar.

MAÇÃ
Lave as maçãs com esponja, seque e corte em fatias ou cubos conforme a sua preferência, (mantendo a casca se o destino for suco). Numa tigela coloque  suco de 1 limão (sua função é retardar a oxidação-escurecimento da maçã) sem as sementes (elas produzirão o amargo) para 4 maçãs cortadas. Misture bem, acondicione em saquinhos plásticos e leve ao  freezer ou congelador.
Suco:   Leve ao liquidificador a porção congelada, acrescente água e açúcar, bata bem e sirva.
Se desejar a maçã também pode ser preparada em calda, siga o mesmo procedimento do abacaxi, incrementando a calda com algumas lascas de canela.


MORANGO
Você pode simplesmente lavá-los, removendo as folhas e acondicioná-los em saquinhos e congelar, mas quando fizer o suco ele ficará "pálido".
Para um suco natural com cor intensa, limpe os morangos, coloque numa panela com suco de limão coado, na proporção de  1/2 limão para 500 g. de morango. Ao levantar fervura mexa e deixe ferver 2 minutos. Distribua essa polpa em copos descartáveis e leve ao freezer.
Suco:  Leve ao liquidificador a porção congelada, acrescente água e açúcar, bata bem e sirva.

MARACUJÁ
Num copo descartável coloque a polpa de um maracujá e leve ao freezer.
Suco: No liquidificador bata a porção congelada com 1 e 1/2 litro de água e açúcar, coe e sirva.


SOBRAS DE CARNE ASSADA

Remova ossos e gorduras, corte em pedaços pequenos e leve ao processador ou ao liquidificador (em pequenas quantidades, usando o modo pulsar, assim não danificará o equipamento). Despeje numa tigela. Separadamente molhe um pão amanhecido com 1/2 copo de leite quente e reserve. No liquidificador coloque 1 ovo, 4 colheres de óleo e 1/2 cebola batendo bem. Despeje sobre a carne, junte o pão molhado, acrescente cheiro verde a gosto e amasse (como quibe). Unte um refratário com óleo, coloque a massa, pincele com óleo e leve ao forno quente por aproximadamente 15 a 20 minutos.


SOBRAS DE PÃO

Uma boa pedida é preparar torradinhas com sabores variados.
Corte os pães em fatias finas, passe uma camada fininha de margarina em todas elas, em algumas   polvilhe queijo ralado, em outras orégano, outras ainda páprica doce. Leve ao forno quente até que estejam douradas.
Outra possibilidade para incrementar suas torradas é esfregar sobre elas um dente de alho, só para aromatizar, em seguida regue-as com um fio de óleo e leve ao forno quente.
Depois de frias guarde-as num pote bem fechado.



ARROZ SOLTINHO

 Se desejar um sabor especial no seu arroz, coloque algumas gotas de óleo numa panela e refogue ligeiramente um dente de alho e/ou cebola picadinha, acrescente o arroz e o sal refogando bem e mexendo para não escurecer, coloque a água fervendo, mexa e coloque a tampa na panela deixando. um espaço entre a tampa e a panela para não derramar. Quando começar a estalar, desligue o fogo e tampe a panela, deixando em repouso até servir.
Para cada xícara de arroz use 2 xícaras de água fervendo.

SOBRAS DE ARROZ 

As sobras de arroz, inclusive de risoto podem se converter em deliciosos bolinhos fritos ou assados.
No liquidificador ou processador coloque 1/2 cebola (pequena), 1/2 dente de alho (opcional), 1 ovo, sal e pimenta a gosto. Bata até incorporar tudo. Acrescente as sobras de arroz (para cada ovo, de 1 a 1 e 1/2 xícara de sobras), se for no liquidificador use a tecla pulsar, até que a maioria dos grãos esteja moído. Coloque a mistura numa tigela, acrescente cheiro verde a gosto. Se optar por assar os bolinhos, acrescente 1 colher (chá) de fermento químico à massa. Unte e polvilhe uma assadeira, distribua em pequenas porções e leve para assar em forno quente até que dourem.
Se optar por fritá-los não coloque fermento e faça porções bem pequenas usando uma colher de chá e frite em óleo bem quente.


ALGUNS PRODUTOS SÃO SAZONAIS, QUE TAL ARMAZENÁ-LOS?

PINHÃO

Cozinhe como você esta habituado. Depois de frio acondicione as porções em saquinhos plásticos e leve ao freezer. Quando for come-los deixe descongelar naturalmente e depois mergulhe-os em água fervente.

MANDIOCA

Cozinhe sem sal. Escorra e deixe esfriar completamente, corte em tamanho adequado para fritura, acondicione em saquinhos plásticos e congele. Para utilizá-las proceda como a fritura de batatas palito. Se preferir outro tipo de preparo, deixe descongelar espontaneamente e utilize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário